Skip to main content

PT> A mentira como forma de vida.


Um tipo qualquer que se diz professor universitário e encontrei algures no Facebook, aquele site em que todos os tipos quaisquer podem dizer qualquer coisa sobre quem são e o que fazem, tem uma versão engraçada sobre a anexação da Crimeia.

A versão reza mais ou menos assim: a Crimeia realizou um referendo sobre a autodeterminação, no qual decidiu integrar-se na Rússia, que posteriormente teria intervindo militarmente, imagina-se que para evitar que os ucranianos esmagassem a pobre população. Diz ele que a Ucrânia, claro, se opôs à anexação.

OK, já leram o delírio, eis agora a verdade:

A invasão da Crimeia deu-se a 20 de fevereiro de 2014. As operações militares prolongaram-se até 26 de março, mais de um mês depois.

O "referendo" teve lugar a 16 de março. Repito: a dezasseis de março. Não só foi depois da invasão, foi enquanto a invasão ainda decorria.

Quem faz um referendo durante uma invasão militar não está a fazer um referendo, está a perpetrar uma fraude. Como é evidente, os resultados desta fraude não foram reconhecidos por ninguém. Não só pela Ucrânia, mas por qualquer instituição minimamente séria, como a ONU, que continua a falar sempre que pode no restabelecimento da soberania da Ucrânia "nas suas fronteiras internacionalmente aceites".

Nada disto interessa a gente que tem a mentira como modo de vida, evidentemente. Para esses, foi referendo primeiro, a 16 de março de 2014, e invasão... perdão... operação militar depois, a 20 de fevereiro de 2014. Porque toda a gente sabe que 16 de março é antes de 20 de fevereiro.

"Professores universitários".

 

Comments

Popular posts from this blog

PT> Crimes de guerra

O Circo de Moscovo continua a bombar. Visão: Ucrânia: AR vai aprovar voto que pede “investigação independente” de crimes de guerra, PCP contra .

EN> That's a weird-ass name!

So there's this account on Twitter called Mythic Maps . It's a bot which publishes maps found in works of fantasy (mostly) and science fiction. This one is from Dave Duncan's «The Living God». Check the name of the continent (I think it's the continent's; is might also be the ocean's). That word means «pandemic» in a number of languages, Portuguese included. What a weird-ass name!

PT> Sobre pés a arrastar

Dois meses disto e ainda estou à espera que a União Europeia lance um programa de aceleração drástica da transição energética, absolutamente fundamental no contexto atual. Mas parece que há que esperar sentado. DN: Pagamento de gás à Rússia em rublos "é uma violação das nossas sanções" .